Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana.
de Newton Duarte
"Aprender a aprender" foi um lema defendido pelo movimento escolanovista e adquiriu novo vigor na retórica de várias concepções educacionais contemporâneas, especialmente no construtivismo. No mundo todo, livros, artigos e documentos oficiais apresentam o "aprender a aprender" como um emblema do que existiria de mais progressista e inovador, um símbolo da educação do século XXI. A psicologia de Vigotski vem sendo apontada por muitos educadores como um dos pilares de propostas educacionais centradas no "aprender a aprender". A obra do psicólogo L.S.Vigotski seria, de fato, compatível com o "aprender a aprender", com o construtivismo, com o escolanovismo? Neste livro, Newton Duarte responde negativamente a esta questão, defendendo a necessidade de uma leitura marxista da psicologia vigotskiana e a necessidade de um trabalho de incorporção dessa psicologia à construção de uma pedagogia crítica e historicizadora. Nesse sentido, o autor mostra existirem aproximações entre o construtivismo, o pós-modernismo e o neoliberalismo para então desfechar uma crítica contundente às interpretações que vêm sendo difundidas no meio educacional acerca da psicologia vigotskiana, as quais procuram incorporar tal psicologia ao universo ideológico neoliberal e pós-moderno. Evidenciando o caráter radicalmente marxista da psicologia vigotskiana, o autor apresenta ainda uma análise minuciosa da crítica feita por Vigotski à teoria do jovem Piaget no segundo capítulo do livro Pensamento e Linguagem.
Este livro pode ser encontrado em: http://www.livrariamarxista.com.br/livros/educacao/
Boa leitura!!!
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